• Beatriz Matos

Vamos falar de ergonomia?

Seja no presencial ou no home office ter ergonomia no trabalho garante a segurança e a saúde dos colaboradores e com isso aumento de produtividade de sua equipe.

Através da ergonomia no trabalho as organizações conseguem oferecer estrutura e informação sobre o tema para equipes e assim contribuir para uma qualidade de vida maior para os seus funcionários.


CONCEITO


A palavra “ergonomia” vem da junção de duas palavras do grego, ergon que significa “trabalho” e nomos que significa “normas”, logo ergonomia é a ciência que visa o entendimento da relação das pessoas com as máquinas, equipamentos e condições de trabalho.

A ergonomia no trabalho tem como objetivo proporcionar maior bem-estar aos colaboradores, e com isso os ganhos da empresa com a produtividade dos funcionários.


IMPORTÂNCIA


Como bem falamos a ergonomia se preocupa com as condições do ambiente de trabalho. Afinal, uma das principais causas da baixa produtividade é o desconforto consequente da má postura.


Quem já não passou pela experiência de após um longo dia em frente ao computador ter dor nas costas, no pescoço ou ainda dor de cabeça? Sim, isso mesmo que você leu, dor de cabeça! Pois tensões musculares tendem a gerar dor de cabeça também.

Todos estes são sinais de que você não está mantendo a postura adequada e que em algum momento vai refletir na sua produtividade.


Exercer a percepção de sua postura e equipamentos que utiliza no dia a dia podem ajudar a melhorar a ergonomia e prevenir doenças, estresse e aumentar sua produtividade e qualidade de vida.


DICAS DE ERGONOMIA NO TRABALHO


Se você tem que trabalhar por várias horas sentado, a cada hora trabalhada, levante-se para uma pausa de pelo menos 5 minutos, isso previne dores nas articulações e não traz prejuízo às atividades, longe disso, você volta mais focado e produtivo. Programe uma pausa maior no meio da jornada para alongar o corpo.


Mantenha-se hidratado! Se possível deixe uma garrafa de água sobre sua mesa e beba ao menos o equivale de 200ml de água por hora.


Ambientes com muita claridade podem ser prejudiciais para sua visão, invista em cortinas e ambientes em que a luminosidade não seja tão intensa sob o computador.


Preste atenção em sua postura quando estiver sentado, sua coluna lombar deve estar totalmente apoiada na cadeira, seus braços devem estar apoiados na mesa para digitar e usar o mouse. Para prevenir dores no pescoço, os olhões devem estar na altura da parte superior do texto no monitor. Falando nele, a distância entre você e o monitor dever ser a distância de seu braço esticado.


Cuidado com os fones de ouvido! Mantenha-os em sua orelha apenas quando necessário, não fique por mais de 2h com os fones para não gerar problemas de audição no futuro. Se você gosta de ouvir música enquanto trabalha, prefira usar fones supra auriculares e faça uma pausa a cada 1h.


Embora a tecnologia dos monitores, notebook e as telas de celular estejam bastante avançadas, a luz azul das telas faz com que você pisque menos do que deveria, causando o ressecamento dos olhos, por isso, durante as pausas, cubra os olhos com as mãos e pisque forte várias vezes, para estimular e limpar a lubrificação natural dos olhos.


Novamente, se você passa várias horas do dia sentado, é importante fazer alguma atividade física pelo menos três vezes por semana, e também opte por menos “conforto” na sua movimentação como: escolher subir escadas, ao invés de pegar elevadores (tudo bem se você trabalha no 20º andar, você pode optar por descer alguns andares antes e subir de escada), prefira fazer trajetos curtos a pé ou de bicicleta.


Todas essas medidas são benéficas para sua saúde, pois além de evitar problemas futuros, fazem com que você se sinta mais motivado para realizar mais tarefas do dia e cumprir o deadline sem esforço.


A Otimize conta com uma equipe de profissionais e parceiros que podem auxiliar seu time a alcançar mais qualidade de vida e saúde no trabalho. Chama no WhatsApp e marque um café com um de nossos consultores para saber mais.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo